Destaques - 27/10/2019

Magistrados do Paraná declaram voto à Chapa 1
Luiz Rocha destaca cordialidade e espírito democrático em visita a Curitiba
 
Luiz Rocha em frente ao Fórum de São José dos Pinhais: gratidão aos colegas paranaenses pela receptividade e diálogo
Em visita ao Estado do Paraná, o candidato da CHAPA 1 – MAGISTRATURA INDEPENDENTE à presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o juiz Luiz Gomes da Rocha Neto, constatou a adesão e até a declaração de voto de magistrados daquele estado às propostas da chapa encabeçada por ele. Acompanhado de um dos candidatos à vice-presidente, o juiz Léo Henrique de Furtado Araújo – que é da Turma Recursal dos Juizados Especiais do Estado do Paraná – Luiz Rocha participou de encontros e debates com magistrados do Judiciário em Curitiba e em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana da capital paranaense.

“A receptividade foi espetacular. Como tem sido em nossas reuniões, também encontramos no Paraná um excelente clima de diálogo. A cordialidade, o respeito e o espírito democrático foram as marcas desse corpo a corpo com os magistrados do Estado do Paraná”, afirmou o juiz Luiz Rocha, que visitou os prédios I e II da área cível, a unidade reservada às varas criminais e o prédio dos juizados especiais e turmas recursais, onde percorreu gabinete por gabinete, conversando com os juízes.

Luiz Rocha, em frente aos Fóruns Criminal (esquerda) e Juizados Especiais (direita)
O magistrado Luiz Rocha observou ter constatado também, entre os magistrados paranaenses com quem se reuniu, uma clima de desalento com relação à AMB.

“Há um desconforto geral não só com o silêncio e com as agressões que temos sofrido. A carreira está sendo violentamente atacada por todos os segmentos externos. Precisamos resgatar o protagonismo da AMB, precisamos resgatar a luta pela dignidade e pelo respeito da Magistratura. E nisso os senhores terão um aliado na CHAPA 1 MAGISTRATURA INDEPENDENTE”, assinalou Luiz Rocha, dirigindo-se aos magistrados paranaenses.

Em duas semanas, sempre acompanhado de magistrados de cada região, Luiz Rocha já esteve em São Paulo e Pernambuco. Em Curitiba, a acolhida foi comprovada pelo alto índice de participação dos juízes nos debates com o candidato da CHAPA 1. Muitos magistrados manifestaram preocupação com a questão remuneratória, que tem sofrido revezes sequenciais, sem encontrar eco na cúpula da AMB.

“Os juízes paranaenses estão atentos à necessidade de mudanças na gestão da associação. Abordei com eles, por exemplo, a questão das dificuldades dos magistrados com a remuneração nos últimos anos, as perdas salariais, a queda do auxílio-moradia e a falta de atitude da gestão atual da AMB com essas questões. Então um colega me indagou como vamos resolver o problema dos subsídios. Dei uma explanação como faria isso em termos de enfrentamento institucional junto ao Supremo e ao Congresso. Lembrei que vamos tirar da zona do conforto ministros, parlamentares, seja quem for. Não ficaremos em silêncio enquanto eles decidem nossos destinos remuneratórios. E ele, assim como o grupo de juízes, ficou muito convencido da nossa proposta. Ao final recebemos muitos pedidos de adesão à chapa”, relatou o magistrado Luiz Rocha.

O candidato da MAGISTRATURA INDEPENDENTE foi recebido na sede campestre da Amapar, onde houve almoço com magistrados
Durante a viagem, o candidato da CHAPA 1 foi recebido por diretores da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) na sede campestre no município de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, onde falou durante almoço dos magistrados. Entre os presentes, estavam o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira; o 1º vice-presidente do TJPR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura; e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Gilberto Ferreira. Ali, Rocha pôde conhecer o projeto Ser Social, que é mantido pela Amapar desde 2005. O projeto desenvolve atividades sociais, esportivas e culturais com cerca de 120 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social. O projeto da Amapar já atendeu a mais de dois mil jovens.

O candidato da CHAPA 1, Luiz Rocha, encerrou sua viagem ao Paraná no Fórum de São José dos Pinhais. Após ter-se reunido com juízes de primeira instância, Rocha gravou um vídeo no qual agradeceu a receptividade dos colegas paranaenses, em frente ao fórum, que tem a rua repleta de pinheiros. Quem assistir a esse vídeo (Obrigado Paraná) poderá ouvir, ao fundo, o som captado casualmente do exuberante canto de um sabiá. Um símbolo da liberdade e dos novos tempos que estão por vir.
 

Veja também:

RIO ABRAÇA MAGISTRATURA INDEPENDENTE

Luiz Rocha conquista mais apoios, agora no interior de Pernambuco

Luiz Rocha: “Todo ataque às prerrogativas da Magistratura terá uma resposta imediata”

ESTADÃO: Juiz que disputa presidência da AMB propõe quarentena

CHAPA 1 CONQUISTA APOIOS NO MAIOR COLÉGIO ELEITORAL DO PAÍS.

 
 facebook.com/magistraturaindependentechapa1

 instagram.com/magistratura_independente/

 magistraturaindependente.com.br