Destaques - 28/10/2019

RIO ABRAÇA MAGISTRATURA INDEPENDENTE
Candidato da Chapa 1 conquista apoios em fóruns regionais e na Baixada Fluminense
 
Magistrada do Rio, Raquel Oliveira, é CHAPA 1. Magistrados do Rio declaram apoio, e segue a onda de mudança com a Chapa 1 - MAGISTRATURA INDEPENDENTE
Na reta final da campanha à presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros, o candidato da CHAPA 1, o magistrado Luiz Gomes da Rocha Neto, recebeu no Rio de Janeiro apoios e declarações de voto, num sinal de que as propostas da MAGISTRATURA INDEPENDENTE estão mobilizando os magistrados. Acompanhado da candidata à vice, juíza Renata Guarino, Luiz Rocha percorreu durante a semana gabinetes de magistrados das áreas cíveis e criminais no Fórum da capital e em fóruns regionais do Rio – Madureira e Jacarepaguá, além da Comarca de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Por onde passaram, os candidatos da CHAPA 1 foram recebidos com alegria pelos magistrados que se manifestaram a favor da MAGISTRATURA INDEPENDENTE.

“Fiquei impressionado com a firmeza de juízes de primeira e segunda instância, sintonizados com as nossas propostas; um deles me confidenciou que há três eleições não participa com seu voto porque está cético, mas mudou de opinião e vai votar com a seguinte ressalva: “Votarei na CHAPA 1, mas será a última vez que darei meu voto”, afirmou Luiz Rocha, observando que tem recebido vídeos com declarações de apoio à CHAPA 1. Já enviaram seus vídeos os desembargadores Flávio Horta e Elisabete Alves de Aguiar, além da juíza Raquel Oliveira, que também esteve com o candidato no Fórum Regional de Jacarepaguá.

A juíza Renata Guarino afirmou que vê com alegria a declaração de voto de colegas por meio de vídeos enviados à coordenação da campanha:

“Esses vídeos denotam que as pessoas estão acordando e querem mudanças. Elas não aguentam mais ter uma associação cujos representantes comemoram derrotas como vitórias. As pessoas não querem mais que as associações permaneçam inertes, quando o diálogo institucional não funciona mais.

  “As pessoas estão levantando a voz e querem mudança de perfil da associação. Essa forma de gerir a associação já está ultrapassada. Esses vídeos contêm essa mensagem: o Rio quer mudança”, destacou Renata Guarino.

Os candidatos à presidência e vice, Luiz Rocha e Renata Guarino, respectivamente o segundo e a quinta, da esquerda para a direita, se encontram com magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio

A campanha da Chapa 1 tem sido marcada por um corpo a corpo do candidato à presidência da AMB com eleitores pelo país. Além do Rio, ele percorreu fóruns nos estados de São Paulo, Pernambuco e Paraná. No Rio, o ponto alto da visita foi o encontro com magistrados nos fóruns regionais de Madureira (Zona Norte) e Jacarepaguá (Zona Oeste), além da Comarca de São João de Meriti, na Região Metropolitana do Rio. Magistrados de São João de Meriti confirmaram que desconhecem o fato de candidatos à presidência da AMB irem à Baixada Fluminense para conhecer os problemas do município, onde vivem cerca de 500 mil pessoas. É o segundo município mais populoso da Baixada.

“Nós fomos àqueles locais porque acreditamos que é de suma importância escutar os colegas e promover essa interação. A associação é dos associados e não somente do grupo que representa os associados. O que escutamos foram lamentações; as pessoas estão descrentes com essa forma de gestão das associações, mas agora estão acreditando nas nossas propostas”, ressaltou a juíza Renata Guarino, candidata à vice da CHAPA 1.

O candidato à presidência reforçou a visão da MAGISTRATURA INDEPENDENTE:

    “Nosso projeto passa também por ouvir os magistrados na ponta, e não ficar apenas no ambiente palaciano, como preferem outros candidatos;

é ali nos locais afastados da cúpula do Judiciário que podemos ter uma real compreensão dos problemas enfrentados pelos magistrados”, destacou Luiz Rocha, lembrando que a questão da segurança, por exemplo, foi bastante discutida com os colegas nos fóruns distantes da capital. Ao deixarem o Fórum Regional de Jacarepaguá – região onde vivem mais de 160 mil habitantes -- Luiz Rocha e Renata Guarino ouviram o alerta de um ascensorista para evitarem passar pela Cidade de Deus, onde estava ocorrendo tiroteio.

    “Estivemos ouvindo as preocupações dos magistrados com a questão da segurança na Baixada Fluminense que, sem dúvida, é um local bastante sensível para entendermos esse problema em todo o país”,

observou Luiz Rocha, que passou a semana no Rio, uma das jurisdições do Poder Judiciário que mais sofre com a ameaça a magistrados.

Ao chegar no Rio, Rocha e a juíza Renata Guarino foram prestigiar o debate da eleição para a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), embora a Chapa 1 não tenha manifestado apoio ou vínculos a nenhum dos candidatos.  A ideia foi mostrar que a MAGISTRATURA INDEPENDENTE está atenta às prioridades do associativismo. No debate realizado no Museu da Justiça, no Fórum da capital, Rocha e Renata foram recebidos com muito respeito e cortesia pelos magistrados. Cerca de 70 juízes assistiram ao debate. Rocha e Renata cumprimentaram os candidatos à presidência da Amaerj, e foram procurados por vários colegas que também manifestaram apoio à CHAPA 1 na eleição da AMB.

FLÁVIO HORTA: “É PRECISO REAÇÃO IMEDIATA PARA QUE A MAGISTRATURA E O JUDICIÁRIO MANTENHAM A INDEPENDÊNCIA”

O desembargador Flávio Marcelo de Azevedo Horta Fernandes, da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, manifestou apoio à Chapa 1 na eleição da AMB. Ele empregou a mitologia grega para explicar o movimento vivido atualmente pela Magistratura nacional:

“Quero manifestar meu apoio à Chapa 1 porque estamos vivendo um momento emblemático na Magistratura, com ataques constantes, derrotas históricas. Nos últimos dois anos nunca tivemos tantas perdas. Sempre digo que a Magistratura está vivendo o mesmo momento que Perseu, quando teve que enfrentar Medusa. Ou cortamos a cabeça de Medusa ou todos nós viraremos pedra. É preciso uma reação imediata para que a Magistratura e o Poder Judiciário possam manter sua independência. Eu apoio para presidente Luiz Rocha, todos os colegas da Chapa 1, e principalmente minha colega Renata Guarino, candidata à vice-presidente. Quem conhece a Renata, vota na Renata Guarino. Espero que todos votem com bastante consciência na Chapa 1”, afirmou o magistrado.

 

Veja também:

Magistrados do Paraná declaram voto à Chapa 1

Luiz Rocha conquista mais apoios, agora no interior de Pernambuco

Luiz Rocha: “Todo ataque às prerrogativas da Magistratura terá uma resposta imediata”

ESTADÃO: Juiz que disputa presidência da AMB propõe quarentena

CHAPA 1 CONQUISTA APOIOS NO MAIOR COLÉGIO ELEITORAL DO PAÍS.

 
 facebook.com/magistraturaindependentechapa1

 instagram.com/magistratura_independente/

 magistraturaindependente.com.br